Os tipos de aerossóis na indústria automotiva e suas vantagens

Um dos setores que mais possui produtos de aerossol é o de automóveis. 

Para conservar bem o carro, é preciso cuidar bem de cada peça dele, principalmente o levando no mecânico. 

A eficiência e praticidade dos produtos em formato de aerossol faz com que o reparo de várias partes do carro seja prático e perfeito. 

Há várias categorias, cada uma tem sua especialidade e aqui vamos listar elas:

Lubrificantes e penetrantes

Conhecidos como “solta tudo”, os lubrificantes e penetrantes são os produtos mais vendidos da categoria automobilística. 

A vantagem de quem compra em aerossol é a aplicação correta, tanto na quantidade como no lugar.

A composição de um lubrificante pode conter:

– 5% de componente ativo para o deslocamento de água, ceras, entre outros

– 65% de solvente hidrocarboneto ou petróleo

– 30% de propano/butano

Essa fórmula também é ideal para lubrificar porcas e parafusos enferrujados, mas há produtos que são mais penetrantes.

São feitos com Isopars C-10 de Exxon, alguns silicones, destilados de petróleo com pequenas quantidades de surfactantes fluorados, entre outras substâncias.

Fluido de partida a frio para motores

Esse produto é importante para, principalmente, caminhões. Ele tem a função de dar partida em veículos motorizados que não ligam imediatamente com gasolina. Isso acontece por causa do clima frio e/ou altas altitudes. 

Normalmente, a combinação desse produto é de éter dietílico com uma pequena quantidade de óleo, para que o éter não evapore rápido, além de um propelente de alta pressão.

O que causa a falha na partida de carros e caminhões é por causa dos cilindros superiores estarem encharcados de gasolina. 

Em dias mais frios, quando o motor precisa estar aquecido para exercer sua função, o uso do fluido com éter faz com que a peça tenha melhor funcionamento, principalmente em veículos que tenham um motor questionável.

Limpador/condicionador de couros

O aerossol desse produto é mais eficiente que em sabão sólido, pois a aplicação nos assentos do carro é mais uniforme, alcançando certas partes difíceis, como rachaduras, enquanto a pedra de sabão não consegue ter uma boa cobertura do tecido.

Limpador de carburadores

Há muitas variações desse aerossol automotivo. Praticamente, qualquer mistura ou solvente forte é usado. 

A composição normalmente é de acetona, diacetona álcool, tricloroetileno, cloreto de metileno e uma mistura de 20% de M-Pyrol (N-metil-pirrolidona) e 80% de n-Butilamina.

Para limpar o carburador, caso o motor esteja funcionando durante o processo de limpeza, o escapamento deve ser anexado a um tubo de ventilação. Se preferir, realize esse serviço num espaço aberto.

Brilho para pneus

Praticamente é um silicone em spray, que tem a função de preencher os poros pequenos dos pneus de borracha, causados pelo ozônio e a flexibilidade dos pneus, deixando ele mais preto e brilhante.

O aerossol é tão eficiente que não há mais a necessidade de limpar os pneus antes da aplicação, pois o produto contém emulsionantes que agem para dispersar qualquer resíduo e deixar a superfície livre para o brilho fazer efeito.

Aerossol de qualidade é na Aercamp!

Há mais de 50 anos que a Aercamp atua no mercado de aerossol. Vimos aqui que há vários produtos para carros que em formato de aerossol é muito mais eficiente para o veículo.

Atendemos vários clientes, nacionais e internacionais, nas áreas de cosméticos e saneantes. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Rolar para cima
× Dúvidas, sugestões ou reclamações