A Aercamp fornece soluções completas em aerossol, sendo especialista em desenvolvimento tecnológico próprio, fornecendo resultado através de um processo de produção otimizado. Entre os principais produtos envasados, estão o hair spray, desodorantes, mousses e espuma de barbear.
O desodorante é um assunto recorrente em nosso blog. Já produzimos conteúdos sobre o surgimento dos primeiros desodorantes, a diferença entre eles e os antitranspirantes, além de entender a vantagem e as variedades dos produtos que hoje estão no mercado. Quando se trata do desodorante, ele é indispensável em qualquer fase da vida.
Uma dúvida muito comum que surge entre os pais é saber se as crianças podem usá-lo. Afinal, especialmente na infância e adolescência, os adolescentes são mais propícios a terem o suor excessivo, com odor mais forte.
Como sempre apresentamos as novidades, tendências e curiosidades sobre o assunto, vamos explicar as causas do mau cheiro na fase da pré-adolescência e indicar a partir de qual idade o desodorante pode ser aplicado.
Causas do mau cheiro
Antes de entender qual é o desodorante mais indicado para as crianças, é preciso conhecer as causas do mau cheiro, que tem total influência das glândulas sudoríparas.
Essas glândulas estão presentes tanto nas axilas, quanto nas palmas das mãos, couro cabeludo e até em áreas genitais e são responsáveis por regular a temperatura do organismo.
As que se concentram na região das axilas são chamadas de apócrinas e produzem cerca de 1% da transpiração do corpo. Com a forte produção de hormônios que ocorre na fase inicial da puberdade, elas são ativadas. Nas meninas, costuma ocorrer a partir dos 8 anos e após os 9 em meninos.
E é neste momento que o mau odor pode ocorrer!
Não exatamente pela forte produção do suor, mas sim pela decomposição do líquido por bactérias que vivem em nossas axilas, pois as proteínas e os lipídios presentes na nossa transpiração são os alimentos preferidos dos micro-organismos.
Reduzindo o forte odor – O primeiro passo para evitar o mau cheiro é manter a região limpa e seca, além de usar roupas leves e tecidos transpiráveis, como o algodão. O desodorante também é uma opção.
Desodorante para crianças e adolescentes: pode usar?
Muitos pais adotam produtos alternativos ao desodorante, como o leite de magnésia ou de rosas. Porém, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a recomendação é de que adolescentes usem os antitranspirantes somente a partir dos 12 anos de idade. Já no caso dos desodorantes, que contam com uma composição que bloqueia a transpiração, eles podem ser usados a partir dos 8 anos.
Os pais que estão preocupados com essa fase na vida dos filhos devem buscar um especialista para tirar todas as dúvidas, pois estamos falando de uma pele mais frágil do que a de um adulto, por isso, todo cuidado é pouco.
O conteúdo te ajudou? Compartilhe com os seus amigos!
Para mais informações, siga acompanhando o nosso blog ou clique aqui para entrar em contato e saber mais sobre nossos serviços.