O envase de aerossol é o carro-chefe na produção da Aercamp. E quando nos referimos aos aerossóis, automaticamente pensamos nos desodorantes, que são fortes aliados no combate aos odores desagradáveis do corpo.
A curiosidade da vez é sobre o surgimento dos desodorantes. Por isso, no artigo desta semana, você descobre a história deste produto tão útil no nosso dia.
Para contextualizar o surgimento do aerossol, é necessário lembramos das aulas de história na escola, especificamente sobre o processo de descobrimento e colonização das Américas.
Na época do descobrimento do Brasil, os portugueses tinham fama de não manter o contato com a água e ter uma boa higienização do corpo. É fato que os cuidados com a higiene eram precários comparado à infinidade de produtos que temos hoje em dia. Porém, os povos indígenas que habitavam o país mantinham o costume de se banhar várias vezes por dia.
Em outras partes do mundo, os povos indianos, por exemplo, utilizavam de pós, sabões, e talcos para minimizar os odores do próprio corpo. Os egípcios utilizavam de banhos frequentes com óleos, gorduras e sabões aromatizados para solucionar a situação, enquanto os romanos tentavam controlar o suor excessivo através da utilização de pequenas almofadas aromatizadas embaixo da axila.
Na Europa, outro fato que se popularizou foi o uso intenso de perfumes como forma de substituir o banho e os problemas com a sudorese, entretanto, o resultado não era eficaz.
Tudo isso aconteceu antes do século XIX. A partir deste período, no ano de 1888 surgiu o primeiro desodorante.
O primeiro desodorante “Mum”
Norte-americano, o desodorante em creme “Mum” foi desenvolvido por um inventor desconhecido da Filadélfia, a partir da mistura de um tipo de cera de óxido de zinco, que tinha uma ação antimicrobiana limitada.
Quinze anos depois, em 1903, surgiu um novo produto, o “EverDry”, também chamado de sempre seco, em que foi o primeiro desodorante de solução aquosa que conseguia inibir a transpiração do corpo. Nesta fórmula, havia a presença de sais de alumínio que estão presentes na maioria dos desodorantes atualmente.
Apresentado em diversas formas e formatos, hoje no mercado há uma infinidade de fragrâncias para agradar os mais variados gostos e atender as necessidades dos clientes.
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