Aerossóis: formação, aplicações e vantagens

As partículas sólidas ou líquidas, pulverizadas em ambiente gasoso, nos acompanham em muitas situações ao longo da vida. Conhecidas como aerossóis, elas são usadas nos mais diversos setores industriais, desde a área química, cosmética e até a automotiva. Aqui no blog, você acompanha as novidades e curiosidades que permeiam o universo do envase de aerossol.

Para agrupar as principais informações do seguimento, a Aercamp preparou este artigo com o que você precisa saber sobre eles: formação, aplicações e vantagens.

O aerossol no meio ambiente

Assim como identificamos neste artigo, o aerossol atua em um sistema coloidal, onde o gás funciona como meio de dispersão. Este tipo de partícula é classificado como líquido (névoa) ou sólido, como poeira ou fumaças. Por isso, o aerossol também está relacionado a diversos fenômenos do meio ambiente.

Embora o aerossol dê a impressão de que seja uma nuvem uniforme, ele na verdade se constitui de uma mistura de diferentes moléculas e possui alto nível de dispersão variável. Por conta disso, quando identificamos uma névoa distante em alguma rodovia, é perceptível que ela está uniforme, mas quando chegamos próximo dela, ela fica dispersa, semelhante ao processo de envase de aerossol.

No meio ambiente, os aerossóis são conhecidos como aerossóis atmosféricos, que incluem todos os tipos de gotículas e pós suspensos no ar. São definidas como partículas líquidas ou sólidas com diâmetros de até 10 micrômetros, cujo 1 micrômetro equivale a 0,001 milímetro. Elas não caem na superfície, mas flutuam na massa de ar.

As aplicações na rotina diária

Além de se relacionarem diretamente com o meio ambiente, eles são amplamente utilizados no dia a dia.

A Aercamp é responsável por envasar os aerossóis na área cosmética e de saneantes, no entanto, o aerossol abrange outros segmentos, como o farmacêutico e o automotivo, por exemplo. Conheça os principais a seguir:

Farmacêutica: existem materiais que são destinados à produção de medicamentos em spray para doenças respiratórias, como a aplicação na garganta ou no nariz, bem como sprays para relaxar os músculos e aliviar as dores.

Cosméticos: se enquadram neste segmento o hair spray, desodorantes, secante para unhas, mousses ou espumas de barbear.

Saneantes: relacionados aos produtos de limpeza, os saneantes incluem odorizadores de ambiente, aromatizadores de tecidos, repelentes, entre outros.

Automotiva: os aerossóis também são usados na indústria automotiva com a função de agentes de limpeza, a partir dos produtos de descongelantes de pára-brisas e removedores de ferrugem especializados. Tintas e vernizes também são produzidos à base de aerossóis.

Rápido e prático: as vantagens de usar o aerossol

Em geral, as vantagens de usar produtos em aerossol incluem a fácil aplicação e rápida absorção do produto na pele ou na superfície de uma área. Com o intuito de conquistar ainda mais os gostos dos consumidores finais, indústrias atuam em soluções inovadoras para garantir um leque de produtos à disposição do cliente. Com o consumo gerado, cada vez mais o aerossol se faz presente na vida das pessoas.

Fale com a Aercamp!

Responsabilidade, ética e transparência fazem parte dos processos produtivos na Aercamp. Clicando aqui você pode entrar em contato com nossa equipe para fazer orçamento ou enviar sugestões de conteúdos que você quer ver por aqui.

Rolar para cima
× Dúvidas, sugestões ou reclamações