As micropartículas estão presentes em diversos produtos: desodorantes, protetores solares, hair sprays. O envase de aerossol, por sua vez, abrange também aplicações para os seguintes mercados: higiene pessoal, domissanitários, medicinais, alimentícios, industriais, veterinários, automotivos e até defesa pessoal.
A área da saúde é o tema do artigo no blog desta semana. Vamos explorar produtos e equipamentos que auxiliam a qualidade de vida das pessoas e as ajudam a se manterem saudáveis, evitando a contaminação de doenças graves.
Um dos exemplos de envase de aerossol para o mercado farmacêutico e medicinal está em medicamentos específicos que liberam líquido para a resolução dos problemas de saúde. Além disso, já existe álcool em gel no formato aerossol para higienização pessoal e também uso geral nas residências. Afinal, manter a higiene contribui muito para o bem-estar de cada um.
Quando falamos sobre micropartículas presentes nas embalagens de aerossol, existe um equipamento que também chama atenção: é o caso de inaladores e nebulizadores. Apesar de não passarem pelo processo de envase do aerossol, eles atuam com semelhança para a prevenção e tratamento de doenças respiratórias
De forma técnica, o conceito de nebulização refere-se ao método usado para transformar um medicamento líquido em micropartículas. Esse é um método muito indicado no tratamento de diversas doenças respiratórias, como asma, bronquite, sinusite, fibrose cística e doença pulmonar obstrutiva crônica, sempre com prescrição médica.
Ou seja, a partir deste processo, a pessoa respira e inala a substância do líquido em estado vaporizado. A partir deste processo, muitos o chamam também com o termo aerossol, que está mais associado às partículas dispersas no gás.
Na prática, os equipamentos inalador e nebulizador são iguais e visam realizar o processo para permitir que um medicamento seja inalado pelo sistema respiratório. Em geral, esse método é usado pela medicina para absorver o medicamento pelos pulmões.
Por isso existem inúmeros equipamentos, como inaladores e difusores, que funcionam de forma semelhante ao aerossol.
Uma curiosidade que é importante mencionar é que nem todo inalador/nebulizador funciona da mesma maneira. O aerossol — ou névoa —, criado pelo equipamento, é formado por micropartículas tão pequenas que o tamanho é medido em μm (micra).
Para que o vapor seja inalado, essas partículas devem ter um diâmetro entre 1 e 5 micra, pois, acima disso, elas se depositam nas vias aéreas, na parte superior do sistema respiratório. Já as menores que 1 mícron podem chegar aos alvéolos, mas tendem a voltar junto com o ar expirado. Por isso, o inalador/nebulizador deve produzir uma grande proporção de partículas cujo tamanho fique dentro desse intervalo.
Conte com a Aercamp para envasar o seu produto!
Gostou do conteúdo? É muito bacana compreender como o aerossol se relaciona, mesmo que indiretamente, com o nosso cotidiano. A Aercamp, ao longo dos seus mais de 54 anos de atuação no mercado, se tornou uma das maiores empresas do Brasil no segmento de envase de aerossóis, com a responsabilidade de atender clientes nacionais e internacionais nas áreas de cosméticos e saneantes.
Com muita tradição, profissionalismo e responsabilidade, a empresa carrega a missão de buscar satisfação no que faz.Conheça mais sobre os processos, produtos e curiosidades sobre o mercado dos aerossóis.