Aerossol e a Logística Reversa: o que tem a ver?

Toda indústria precisa ter produtos, serviços e uma logística bem definida e estruturada para conquistar os seus clientes. No ambiente industrial, um dos assuntos que mais chamam atenção é referente à logística reversa.

A logística reversa se caracteriza pelo envolvimento da indústria, fornecedores, distribuidores, importadores, comerciantes e consumidores para se encarregar dos serviços de limpeza e correta destinação dos resíduos. Isto é, conforme a Lei Federal 12.305/2010, ela também é definida por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para o reaproveitamento, em seus ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Para detalhar ainda mais o assunto, relacionamos a logística reversa com o aerossol. Será que é possível uni-las?

A tecnologia de envase de aerossóis é responsável por embalar cosméticos, saneantes, tintas, inseticidas e tantos outros produtos que são utilizados de forma doméstica, profissional ou industrial. Isso contribui para aumentar as opções de produtos no mercado, a fim de que todas as necessidades dos consumidores sejam atendidas.

Com diversos produtos sendo envasados, consequentemente as embalagens de aerossol também são produzidas em grandes quantidades. O descarte, por sua vez, deve ocorrer após o desenvase das latas. Por esse motivo que a logística reversa é uma opção legal, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O processo de desenvase dos aerossóis acontece após a retirada do material residual líquido ou sólido, ou seja, todos os componentes que sobraram do produto envasado. No mesmo momento, ocorre a separação dos materiais que podem ser reciclados, como os plásticos – presentes nas tampas e nos bicos e também o alumínio, que é o metal usado na fabricação das embalagens.

O processo de logística reversa apresenta uma série de vantagens para a indústria, como a redução de custos, aumento da produção e também contribui para a fidelização dos clientes.

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