No extenso portfólio da Aercamp, um dos segmentos que se destacam no envase de aerossóis é o de produtos dermocosméticos, que têm a finalidade de serem destinados aos cuidados com a pele e incluem os desodorantes, secantes para unhas, hair spray, entre outros.
Com o aumento das temperaturas e a chegada da primavera, os desodorantes passaram a ser usados com mais frequência entre as pessoas, sendo tão indispensável como uma garrafa de água bem gelada, por exemplo.
Somente no corpo humano, há cerca de 3 milhões de glândulas sudoríparas – responsáveis pela produção do suor. Na região das axilas, o odor desagradável é intensificado por conta do local ser o lar de algumas bactérias que, quando em contato com o suor, exalam o mau cheiro.
Essa região do nosso corpo abriga as chamadas glândulas apócrinas, que produzem um suor rico em proteínas e lipídios, uma composição muito atraente para essas bactérias.
As dúvidas são muitas ao redor deste assunto, por isso, o artigo desta semana vem ao encontro deste tema, apresentando os principais mitos e verdades sobre o uso dos desodorantes em aerossol.
Os desodorantes podem causar câncer de mama?
Mentira!
Essa é uma questão que causa a preocupação de muitas pessoas. A hipótese surgiu nos anos 1990, quando uma carta começou a circular com informações falsas que sustentam o mito até hoje.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já disseram que “não existem dados significativos na literatura científica que relacionem os sais de alumínio presentes na fórmula dos antitranspirantes com a incidência de câncer de mama”.
Sendo assim, você pode ficar tranquilo enquanto usa os desodorantes e antitranspirantes em aerossol.
Os desodorantes não fazem mal à saúde?
Verdade!
Eles não são prejudiciais à saúde. Todas as teorias relacionadas aos efeitos nocivos do desodorante não possuem fundamento científico.
Considerado inofensivo, o desodorante possui apenas substâncias químicas antissépticas que eliminaa temporariamente as bactérias e são capazes de inibir o crescimento das bactérias na pele, mascarando o odor desagradável.
Os desodorantes e antitranspirantes impedem a eliminação de toxinas através da pele?
Mentira!
Esse é um dos grandes mitos que cercam as dúvidas a respeito do desodorante em aerossol. É fato que muita gente acredita que, por inibir a produção de suor, o desodorante antitranspirante prejudica a expulsão de toxinas do corpo. Isso não é real porque:
- O corpo transpira com o objetivo de regular a temperatura – e não para eliminar as toxinas, pois essa função já é realizada pelo fígado e pelos rins.
- As glândulas sudoríparas das axilas produzem apenas 1% de todo o suor do corpo.
Portanto, quando se usa um produto para reduzir o suor em uma área específica, ele não apresenta nenhum impacto à saúde.
Curtiu o conteúdo? Lembre-se sempre de buscar informações médicas e científicas para assuntos deste segmento.
Conte com a Aercamp!
Aqui no blog da Aercamp você acompanha todas as novidades e curiosidades que cercam a gestão interna e todos os assuntos que envolvem o aerossol e o envase de tais produtos. Esperamos que tenham gostado do conteúdo.
Se tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Clique aqui e saiba mais!
Fonte: https://saude.abril.com.br/bem-estar/desodorante-antitranspirante-mitos-e-verdades/