A mulher por trás do aerossol

O aerossol é um produto que está presente no segmento de saneantes, além das áreas medicinais, alimentícias, industriais, veterinárias e até nas automotivas. Se pararmos para pensar, a vida se torna mais prática com a utilização destes itens. Nós, da Aercamp, acreditamos que realizar o envase dos aerossóis é uma maneira de fazer parte da vida das pessoas, de modo significativo.

A história da Aercamp começou lá na Hungria, país localizado no leste europeu. Dois jovens imigrantes húngaros se conheceram e se apaixonaram no Brasil. Ele, o engenheiro mecânico Antal Almásy, trabalhava na Suíça com a fabricação de máquinas de aerossol e em 1962, chegou ao Brasil com o sonho de desenvolver o segmento do país. Ela, Ida Almásy, veio com a família ao solo brasileiro em 1957, fugindo da revolução na Hungria.

O casal foi responsável por fundar a Aercamp, em 1968, que hoje é referência no segmento de aerossol.

Localizada no interior de São Paulo, na cidade de Campo Limpo Paulista, a indústria tem a capacidade de envasar 6 milhões de embalagens por mês, em apenas um turno. O princípio de produção segue a linha da responsabilidade social para com os gestores, colaboradores, fornecedores e todos os outros envolvidos nas etapas internas.

O foco é realizar a fabricação de produtos que não agridam o meio ambiente, com inteligência e inovação.

A trajetória de Ida Almásy

Por trás de todas as decisões e conquistas da empresa, está a gestão de uma mulher forte, resiliente e pronta para encarar qualquer desafio. Essa mulher é Ida Almásy, conhecida como a Rainha do Aerossol.

Dona Ida Almásy recebeu o título de Rainha do Aerossol pela Associação Brasileira de Aerossol, quando a Aercamp celebrou 40 anos de atividades, em 2008. Este reconhecimento foi um marco na trajetória pessoal e profissional dela, que relembrou todo o trabalho e competência dedicados à empresa.

Não foi fácil conciliar a vida de empresária sendo mãe de três filhos. Ela ressalta que hoje é mais fácil, por eles serem adultos e já terem assumido a direção da empresa. E mesmo assim, não deixa de compartilhar as experiências e fazer parte do dia a dia da Aercamp.

“Hoje olho para trás e vejo como tudo foi uma jornada de conquistas”, completa. Entre as premiações, a empresa venceu o prêmio Feras da Embalagem por três anos consecutivos – uma indicação dos clientes e fornecedores.

A Rainha do Aerossol faz parte do conselho da empresa e conta sobre o início do negócio e quais as áreas são envasadas. “Foi nos últimos 25 anos que nossa produção foi tomada quase que 80% pelo segmento cosmético”, disse Ida.

A empresa não envasa apenas aerossol, mas também perfumaria. Foi em 1973, que houve a fabricação do primeiro antiperspirante do Brasil, para uma multinacional francesa e, neste período, a indústria foi dividida nos setores de cosmético, saneantes e veterinário.

Para o crescimento e ampliação da empresa, Ida já participou de todos os processos: envasou perfumes, latas, emitiu notas fiscais, recebeu caminhões e conhece todos os bastidores dos procedimentos da empresa.

Ela continua atuando como conselheira. “Ainda costumamos vir várias vezes à Aercamp, isso nos faz bem – nos mantêm ativos, de alguma maneira, mas passamos a direção. Hoje acompanhamos e damos segurança para os filhos que trabalham aqui. Neste momento da vida, meu melhor plano é amar os que estão presentes. Estamos todos com saúde graças a Deus, um cuidando do outro. Estamos ressignificando muitas coisas”, completa.

Em poucas palavras, ela destaca a importância de um companheiro durante sua vida. “Em uma sociedade machista, ser mulher e ter espaço para atuar, só foi possível por ter um marido companheiro. Isso me tornou confiante a conquistar meu espaço e respeito neste mercado”, declara Ida Almásy.

Fazer parte do mercado há 53 anos comprova a idoneidade da empresa, a pontualidade e compromisso com os clientes, além do comprometimento com a qualidade dos produtos fabricados para todos os clientes, mantendo também a segurança e saúde dos colaboradores no ambiente industrial.

Esperamos que você continue fazendo parte da nossa história!

Rolar para cima
× Dúvidas, sugestões ou reclamações