Há mais de 50 anos, a Aercamp envasa aerossóis com inovação e qualidade para atender todos os clientes. Sempre ligada nas novidades que permeiam o universo do aerossol, nossa missão é apresentar conteúdos internos e também curiosidades sobre o assunto.
Os produtos em aerossol são conhecidos por serem utilizados em formato spray. No entanto, ele também pode ser considerado um tipo de coloide. Interessante, não é mesmo? Neste artigo, você vai conhecer o conceito de coloide e vamos destacar um tipo específico, em que a fase dispersa está no estado gasoso – que é o aerossol. Acompanhe!
O que é coloide?
Os coloides são conhecidos como dispersões de partículas que tem a dimensão entre 1,0 nm e 1000 nm (nm – unidade de medida nanômetro, equivalente a um bilionésimo de 1 metro) e possuem características intermediárias entre compostos homogêneos e heterogêneos. Isso significa que suas partículas não podem ser vistas a olho nu, mas elas podem ser identificadas contra a luz, porque são grandes o suficiente para isso.
Pode parecer confuso, mas quando pensamos na neblina ou poeira, elas também são exemplos de coloide e estão presentes no nosso dia a dia.
São muitos os tipos de coloides e eles são diferenciados de acordo com as fases dispersar, que podem estar em estados sólidos, líquidos ou gasosos.
O aerossol como um coloide
O aerossol é considerado um tipo de coloide e pode ser sólido – quando as partículas sólidas estão dispersas em um gás, ou líquidos – quando o líquido está disperso em um gás. Separamos alguns exemplos. Veja a seguir:
Os aerossóis líquidos
Nevoeiros e neblinas – O ar quente e úmido quando em contato com a superfície fria ou líquida resfriada perde o calor, que se transfere para o solo ou para a água gelada. Esse resfriamento forma o vapor.
Nesta situação, temos um aerossol líquido, no qual o meio de dispersão é o gás (ar), e a fase dispersa é um líquido (água).
Produtos em spray – Quando ouvimos o termo aerossol, talvez o spray seja o mais lembrado. Nesse formato, o componente ativo é disperso no ar.
Nuvem – No caso da nuvem, ela é constituída de água e ar.
Os aerossóis sólidos
Fumaça – A fumaça também é considerada um aerossol sólido por ser constituída de partículas sólidas dispersas no ar.
Poeira – Cada grão de poeira apresenta diâmetro com mais de 1000 nm. Eles se apresentam em suspensão e tendem a sedimentar e a se depositar sobre os objetos. Porém, no ar, há alguns grãos de poeira de coloidais que nunca sedimentam.
Efeito Tyndall
Um exemplo do Efeito Tyndall é quando você está no automóvel em uma estrada e vê um grande nevoeiro a frente. Quando você vai passar por ele, ele dispersa. Esse efeito ocorre quando há um espalhamento da luz pelas partículas em suspensão.
Acompanhe a Aercamp
Aqui no blog da Aercamp, você fica por dentro das notícias sobre o segmento do aerossol e conhece nossos serviços, processos e etapas de produção dos produtos.
Se quiser saber mais sobre nossos processos, entre em contato conosco!