A definição de aerossol é conhecida por ser um produto feito por meio da suspensão de partículas finíssimas sólidas ou líquidas em um gás. O sistema faz com que o conteúdo interior das latas seja expelido por um pino, formando uma espécie de nuvem ou jato ao redor das pequenas gotículas. Essa nuvem se forma devido à grande pressão que existe dentro das latas.
Toda pressão que ocorre nas latas de aerossol acontece pela presença de outra substância: o propelente, que é um gás no estado líquido e, no instante em que a válvula do aerossol é aberta, passa para o estado gasoso, expelindo o conteúdo da lata. Até o final da década de 1980, os propelentes mais comuns eram extremamente prejudiciais à camada de ozônio e ao meio ambiente.
Com o surgimento de normas para uso, por meio do Protocolo de Montreal, assinado em 1989, ficou proibida a utilização desses compostos no interior das latas e novos produtos químicos se tornaram alternativas mais sustentáveis para o meio ambiente.
Latas de aerossol e a sustentabilidade
Não é novidade que as latas de aerossol estão presentes em vários momentos ao longo do nosso dia e para fins diferentes, como no uso de desodorantes, repelentes de insetos, tintas, inseticidas, odorizadores de ambientes e em cosméticos. Porém, quando o produto chega ao fim, questões relacionadas ao descarte correto e à reciclagem podem surgir.
É habitual as pessoas descartarem os itens em lixo comum, ou até colocarem junto aos metais recicláveis, mas a verdade é que o mais indicado é que ele seja tratado por cooperativas específicas.
Mas como devo descartar as latas de aerossol?
O primeiro passo é utilizar todo o conteúdo interno do produto. Após a lata estar vazia, separe uma sacolinha para colocá-las todas juntas. Assim, no dia da coleta de lixo da sua casa, elas estarão separadas e, posteriormente, facilitarão o processo de reciclagem nas empresas.
Cuidados durante o uso
Mesmo sendo embaladas com segurança, todos os produtos devem ser utilizados com cuidados, durante o manuseio. Com as latas de aerossóis, isso não é diferente. A recomendação é que não haja furos, pois mesmo vazias, a pressão interna é muito grande. Além disso, não é indicado utilizá-las perto de fogo, porque há produtos, como inseticidas, que podem ser inflamáveis. Sempre mantenha as latas fora do alcance de bebês e crianças, às vezes, por descuido ou curiosidade, elas podem apertar o pino próximo aos olhos e à boca e causar possíveis acidentes domésticos.
Aercamp é referência no envase de aerossóis
Símbolo de tradição para o envase de aerossóis, a Aercamp oferece produtos para os mais diversos segmentos, com qualidade e responsabilidade para atender todas as necessidades dos clientes. Clique aqui e conheça mais sobre nossa empresa!